Jornal da Band

Crimes atribuídos a Trump podem render 30 anos de prisão ao ex-presidente

Ex-presidente americano está sob investigação federal pela suspeita de cometer três crimes

Da redação

Donald Trump é investigado por agentes federais nos EUA
Donald Trump é investigado por agentes federais nos EUA
Divulgação/Casa Brabca

O ex-presidente americano Donald Trump é suspeito de cometer crimes que podem render mais de 30 anos de prisão, caso ele seja condenado. As denúncias foram reveladas após um juiz derrubar o sigilo do mandado de busca e apreensão executado por agentes do FBI no começo da semana.

Segundo o documento, os federais retiraram da mansão 20 caixas, pastas com fotos e um bilhete manuscrito. Detalhes sobre o conteúdo de todo esse arquivo não foram revelados.

O que se sabe, até agora, é que estavam 11 conjuntos de documentos que só podem ser vistos e manuseados em instalações governamentais, o que não é o caso da propriedade de Trump.

O ex-presidente americano está sob investigação federal pela suspeita de cometer três crimes: 

  • violação da lei de espionagem, já que o republicano teria retido sem autorização legal documentos secretos que poderiam colocar em risco a segurança nacional, se caíssem nas mãos de inimigos dos estados unidos;
  • remoção de materiais governamentais, uma vez que os arquivos estavam na mansão dele na Flórida;
  • e obstrução de justiça, já que a papelada estava fora do alcance das autoridades.

Somadas as penas máximas dos três crimes, Trump pode pegar até 33 anos de prisão, caso seja condenado.

Em nota, um porta-voz de Donald Trump disse que os documentos apreendidos não estavam sob o rótulo de "secretos", e que a ação do FBI foi desnecessária e sem precedentes.

Temendo manifestações de grupos pró-Trump, o FBI instalou uma fileira de grades para proteger toda a entrada do prédio da agência.

Tópicos relacionados