Jornal da Band

Cursos extras ajudam na busca por emprego

Pesquisa mostra que candidatos desistem de vagas por despreparo

Da redação

Uma pesquisa mostrou que muitos candidatos já desistiram de concorrer a uma vaga porque se sentiram despreparados, 48% dos desempregados deixaram de se candidatar em até 5 oportunidades porque sentiram despreparados.

A mesma pesquisa indica ainda que, para virar esse jogo, mais de 40% dos desempregados estão recorrendo a uma alternativa que pode estar na palma da mão: os cursos oferecidos de graça, principalmente na internet.

Muitas instituições oferecem aulas virtuais e até dão certificado. Só no primeiro trimestre desse ano, as matrículas em cursos gratuitos do Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, superaram a metade do total do ano passado.

Segundo um levantamento de uma rede social com pessoas desempregadas, 41% dos entrevistados afirmaram terem feito cursos gratuitos para aumentarem seus conhecimentos. Isso mostra que muitos brasileiros, apesar das dificuldades, estão tentando achar uma vaga no mercado de trabalho. O estudo foi realizado com 2 mil profissionais desempregados no brasil entre outubro e novembro de 2020.

Uma dica para quem quer ter chance melhor de conseguir um emprego são os cursos de capacitação, e tem muitas opções online e de graça.

Mesmo já fazendo curso técnico de logística, a Camila sentiu a necessidade de aumentar o conhecimento quando foi reprovada numa seleção de estágio: "Fiz vários cursos como Excel, de gestão de tempo, fiz curso sobre matemática básica, português, como se portar no processo seletivo (...) e fui agregando ao meu currículo".

Depois de três meses, já com os cursos online no currículo, tentou de novo. "Foi nessa segunda seleção que eu passei. Uma multinacional, meu Deus, nunca imaginei que estivesse aqui". A conquista da Camila é o desejo de 14 milhões de desempregados hoje no país. 

Tópicos relacionados