Jornal da Band

Em tempos de escassez, pessoas recusam vacinas em postos de SP

Por escolha de fabricante, parte da população deixa de se imunizar; todas as vacinas aprovadas são eficazes

Da Redação, com Jornal da Band

Pelo menos 20% dos postos de vacinação da cidade de São Paulo ficaram sem vacinas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (24). Mas em locais onde tinha vacina, ainda havia gente escolhendo qual tipo tomar. As informações são do Jornal da Band.

Muita gente rodou unidade por unidade atrás de vacinas – isso, dois dias depois de a capital paulista ter interrompido a vacinação contra o novo coronavírus justamente por falta de doses.

“Eu já fui em quatro postos hoje. Este é o quinto posto, não tem vacina”, contou a analista de sistemas Marcia Pires.

“Voltei às 12h, que foi o horário que eles falaram que a vacina estaria aqui, também não tinha. Aí eu voltei agora, tem 30 minutos que eu estou aqui aguardando, não chegou vacina nenhuma”, reforçou Eliane Gomes, consultora de imóveis.

A Prefeitura de São Paulo garantiu que o desabastecimento foi pontual, e uma nova estratégia de logística foi montada para esta sexta-feira (25), com cálculo mais preciso das quantidades.

Em um dos postos que ficaram sem vacina, muita gente continuou na fila por mais de seis horas até a chegada das primeiras doses.

Enquanto isso, em outras unidades de saúde, algumas pessoas querem escolher qual vacina tomar por causa do fabricante. A reportagem presenciou casos.

A prática, no entanto, não é recomendada. “Enquanto você ficar escolhendo uma vacina como se fosse um cardápio de um restaurante, o vírus pega você. O vírus escolhe você”, alertou a coordenadora Fran Chiovitti.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados