O negócio direcionado para o público com 50 anos ou mais está crescendo no país. A chamada ‘economia prateada' ou ‘da longevidade’ movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil, segundo levantamento recente. Muitos clientes na faixa etária procuram serviços, cuidados pessoais e de saúde específicos para a idade.
É o caso de Andrea Mottola. À beira dos 50 anos, Andrea se incomoda com as roupas disponíveis no mercado e busca alternativas. Ela encontrou em uma loja o que buscava, modernidade com conforto e qualidade. A empresa, de Suely Tonarque, é especialista no público 50+.
“O tecido, conforto e modelagem são focados nas clientes com mais de 50 anos e todas as peças são de tamanho único ajustável ao corpo. As peças não tem costura, não tem botão, não tem zíper”, explica a empresária.
O mercado, com 54 milhões de clientes potenciais no país, foca na oferta de produtos e nas vagas de emprego para mais experientes. “Todos os negócios serão de alguma forma impactados pela longevidade e logo mais terão de olhar para esse público”, explica Layla Vallias, pesquisadora e cofundadora do Data8.