O aperfeiçoamento de sistemas de bancos e instituições financeiras evitaram prejuízo de R$ 6 bilhões a clientes que quase foram vítimas de fraudes e golpes. Apesar disso, os bandidos seguem criativos e tentando aplicar golpes com links, por e-mail e até pelas redes sociais.
“Recebo mensagens com links para roubar dados. Recentemente minha tia colocou dados de cartão numa promoção que era um golpe”, conta o secretário Marcos Ribeiro. Dos golpes que os bancos não conseguem prever, são sempre as ofertas que parecem boas demais para serem verdade.
Quando a pessoa clica no link e coloca dados pessoais, tudo é roubado pelo golpista e aí o estrago está feito. Por isso, é bom confiar no velho ‘desconfiômetro'. Algumas dicas são: nunca clicar em links que chegam por e-mail, mensagem ou pelas redes sociais, se receber ofertas e promoções, sempre confira no site oficial do vendedor.
Outra dica é salvar informações de cartão de crédito na internet, para evitar prejuízos com vazamentos. Caso seja vítima de um golpe, faça boletim de ocorrência e junte capturas de tela para que a fraude possa ser comprovada junto ao banco -- que tem cem dias para avaliar a contestação da compra.
Tamiride Monteiro, advogada em direito digital, explica outra forma de evitar golpes do tipo. “Use um cartão virtual para as compras on-line. Assim não usa os dados do cartão físico e não salva os dados do cartão nos sites”, explica.