Jornal da Band

EUA e países da Europa emitem alerta para risco de viagens ao Oriente Médio

O temor é de um ataque iminente do Irã em Israel

Por Felipe Kieling

Estados Unidos e países da Europa emitiram alerta para risco de viagens ao Oriente Médio
Estados Unidos e países da Europa emitiram alerta para risco de viagens ao Oriente Médio
Reuters

Segundo os oficiais dos Estados Unidos, um ataque iminente do Irã em Israel pode acontecer nas próximas 24 horas. O Oriente Médio está em alerta total. 

A tensão aumentou depois Israel bombardeou o consulado iraniano na Síria, no começo do mês, resultando na morte de militares de alta patente. Desde o ataque, o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, vem prometendo vingança.

Segundo especialistas, ela pode vir por meio de grupos que o Irã apoia na região, como o Hezbollah, que atua no Líbano, ou o Houthis, no Iêmen. 

O risco de um confronto aberto entre duas potências militares pode trazer consequências graves não só para a região, como para o mundo.

O Irã sinalizou que não tem interesse em uma guerra total e que será uma resposta calculada.

Diversos países, como Reino Unido, França e Rússia, já alertaram seus cidadãos para evitarem viagens a Israel, Irã, Líbano e territórios palestinos. Os Estados Unidos restringiram a movimentação de funcionários que trabalham na Embaixada do país em território israelense.

A Unicef afirmou que mais de 600 mil crianças não tiveram sequer UMA hora de aula desde o início do conflito, há mais seis meses. É uma geração perdida para os horrores do massacre.

Já são quase dois milhões de desabrigados. Latas vazias de comida, um item tão raro, foram usadas para construir tendas improvisadas. Nessa terra arrasada, as pessoas se viram com o pouco que têm.

Tópicos relacionados