Jornal da Band

Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso completa 91 anos

FHC comemora uma vida pública marcada pelo estudo e reflexão da realidade brasileira

Gilberto Smaniotto

Fernando Henrique Cardoso faz hoje 91 anos
Fernando Henrique Cardoso faz hoje 91 anos
Arquivo/Agência Brasil

Intelectual, professor, sociólogo, defensor da democracia. Fernando Henrique Cardoso faz hoje 91 anos, a maior parte deles dedicados a pensar caminhos para o Brasil.

Você pensa que é fácil governar? É muito difícil. Você não pode ter uma atitude quando está no poder especialmente, de afastar. Você tem que chamar, tem que tentar convencer o outro. O que quer dizer convencer etimologicamente? "Convencer" é vencer junto” afirmou o ex-presidente em entrevista.

A escalada dos preços nos supermercados voltou a ser tema das conversas de hoje. Mas no início dos anos 90 era muito pior. A hiperinflação tornava impossível qualquer planejamento para as famílias brasileiras. 

A criação do plano que estabilizou a economia do Brasil tornou FHC conhecido da população. E em 1994, o pai do "plano real" se elegia presidente da república. Mas a vida política começou muito antes.

História de FHC

Professor universitário em 1964, acabou perseguido pela ditadura. Viveu exilado no Chile e na França. Em 1974 pelas mãos de Ulysses Guimarães e Tancredo Neves, voltou para o cenário político no Brasil.

Em entrevista publicada no site de sua fundação, FHC diz que se pudesse escolher, gostaria de ser sempre lembrado por ser um democrata. 

Eu tinha muita preocupação e mantenho com o que se chama instituições. Fazer com que as coisas funcionem dentro da regra. E nós vivemos num mundo ocidental, tem que ter democracia, não adianta. Queiramos ou não, e eu quero, tem que haver democracia porque a liberdade é um valor para nós” disse FHC em uma entrevista ao BandNews.

 No movimento das "Diretas Já", em 1984, começou a ganhar destaque com a articulação da candidatura de Tancredo Neves à Presidência da República. 

Já em 1988, o caminho que levaria FHC a presidência da república ganhava um capítulo importante. Ao lado de Mario Covas, Franco Montoro, José Serra e tantos outros nomes opositores do então governo José Sarney, ele funda o PSDB. 

Em 1993, Fernando Henrique assumiu o Ministério da Fazenda do governo Itamar Franco. Com o sucesso do Plano Real, tornou-se candidato à Presidência um ano depois.

Presidente

Primeiro presidente a ter dois mandatos seguidos, Fernando Henrique trouxe pra vida política ou desenvolveu temas como a reforma administrativa, previdenciária, desregulamentação de mercados, e principalmente privatização. 

Sofreu desgaste ao final do seu governo pelo baixo crescimento do país e pelas altas taxas de desemprego.

Os programas sociais, responsáveis por amenizar as tantas desigualdades do Brasil, foram uma das principais marcas do governo FHC. Por eles, recebeu das Nações Unidas em 2002 um prêmio de Notável Contribuição ao Desenvolvimento Humano".

Ao entregar a faixa para lula no início de 2003, deixou mais uma marca relevante: uma histórica transição democrática entre dois presidentes eleitos pela maioria do povo brasileiro.

Ao completar 91 anos, FHC comemora uma vida pública marcada pelo estudo e reflexão da realidade brasileira.

Tópicos relacionados