Os exportadores brasileiros estão tendo problemas para exportar mais e os principais motivos são a falta de contêineres e os atrasos nos embarques não são o único desafio para os exportadores.
Outro fator que atrapalha as exportações é o custo do frete marítimo, que está até cinco vezes mais caro do que antes da pandemia da Covid-19. No Brasil, o setor do agronegócio é um dos que mais sentem este impacto.
O aumento dos preços e a falta de contêineres acontece porque, com a retomada do comércio global, a demanda esse tipo de transporte de cargas aumentou e a prioridade das empresas donas dos navios foi atender Estados unidos, Europa e China. o resultado é uma escassez de contêineres no resto do mundo.
Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Terminal de Contêineres do porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, explica que os armadores preferiram ficar com os contêineres vazios que chegaram de importações do Brasil e levá-los para a China
Com menos compartimentos de carga chegando ao país, há atrasos em mais de 60% dos embarques.
O brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo e neste ano as vendas para o exterior cresceram 8%, enquanto as exportações de carne suína subiram 11%. Entretanto,
esses números poderiam ser melhores, não fossem os problemas logísticos, que só devem melhorar no ano que vem.
Luis Rua, diretor de mercados da ABPA diz que o país não pode “abrir flancos” para que outros países tomem a posição do Brasil. “A gente vem perdendo as oportunidades de aumentar essa nossas exportações, gerar receita câmbio para o país, gerar emprego e renda aqui no nosso país”, explica.