A chegada do furacão Ian nos Estados Unidos causou destruição, fechou aeroportos e deixou centenas de milhares de pessoas sem energia elétrica no estado da Flórida. Os parques de diversão da Universal e da Disney não funcionaram nesta quarta-feira (28).
A previsão do Centro Nacional de Furacões é que o furacão avance pela Flórida e volte ao oceano atlântico no final da quinta-feira (29).
O governador da Florida declarou estado de emergência e afirmou que não daria mais tempo para aqueles que ficaram em áreas de risco deixar a região. Ele orientou que esses moradores procurem abrigo nas casas.
Antes de chegar aos Estados Unidos, a tormenta deixou um rastro de destruição em Cuba, provocando duas mortes e interrompendo a transmissão de energia elétrica em toda a ilha.
O furacão foi ganhando força no deslocamento pelo Golfo do México e ficou próximo da categoria 5 - a escala mais alta - com ventos de até 250 quilômetros por hora.
Mais de dois milhões e meio de moradores de cidades litorâneas receberam ordem para deixar as casas.
Um grupo de 23 cubanos está desaparecido depois que um barco afundou por causa da força dos ventos. Quatro imigrantes conseguiram se salvar e nadaram até a costa.