A indústria farmacêutica cresceu 10% de 2021 pra 2022 e a previsão é de mais 10% de crescimento esse ano. E é em uma das principais feiras do setor, com 140 expositores que surgem oportunidades de descobrir quais as tendências desse mercado para o futuro.
Na farmácia do futuro, as etiquetas parecem de papel, mas são telas digitais. É o fim daquela história de preços diferentes na prateleira e no caixa. As compras pela Internet vão ficar guardadas em um armário como esse. Mostrou o Qr code, a porta abre. Os robôs também estarão presentes.
A aposta no setor é a diversificação do portfólio. O investimento também é na pesquisa e ampliação da oferta de genéricos. “A gente pesquisa mais, desenvolve mais moléculas para dar mais acesso à população brasileira”, diz Pedro Dias, diretor de inovação da EMS.
Mercados como o de suplementos devem continuar se expandindo, de olho na inovação e tradição. “Temos uma missão de fabricarmos produtos seguros e eficazes para a população. É aquele ditado: ‘melhor se prevenir, do que remediar’”, diz Waldemiro Pereira, presidente da WP Lab.