Jornal da Band

Reino Unido é 1º país a aprovar pílula molnupiravir contra Covid-19

Na fase de testes, medicamento cortou pela metade o risco de hospitalizações e mortes

Felipe Kieling, do Jornal da Band

Nesta quinta-feira (4), o Reino Unido aprovou a primeira pílula contra Covid-19 do mundo: o antirretroviral molnupiravir.

É mais uma arma da ciência contra a pandemia. Com uma vantagem: qualquer um pode tomar, em casa mesmo.

Inicialmente, o Reino Unido vai priorizar quem está no grupo de risco: idosos ou pessoas com algum tipo de comorbidade como diabetes, obesidade ou problemas no coração.

O tratamento deve começar até cinco dias depois dos primeiros sintomas. Os comprimidos devem ser tomados a cada 12 horas por cinco dias.

A pílula age nas enzimas que o coronavírus utiliza para se reproduzir. Assim, os níveis do vírus no corpo se mantém baixos, reduzindo a gravidade da doença.

O Reino Unido é o primeiro lugar no mundo a aprovar uma pílula antiviral contra a Covid. Na fase de testes, o molnupiravir - que inicialmente foi desenvolvido para tratar a gripe - cortou pela metade o risco de hospitalizações e mortes pelo coronavírus.

Especialistas acreditam que o remédio também será eficaz contra futuras novas variantes.

Pelo acordo fechado com a farmacêutica americana Merck, que produz o medicamento, o Reino Unido deve ter estoque suficiente para tratar 480 mil pessoas.

O remédio não vai ser vendido nas farmácias. A distribuição será feita pelo sistema público de saúde a partir deste mês. Mesmo quem foi vacinado pode receber o comprimido.

As agências reguladoras dos Estados Unidos e da União Europeia também estudam a possibilidade de aprovar o medicamento.

Tópicos relacionados