Jornal da Band

Inmet prevê aumento de chuvas no Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas

Cidades estão em alerta para os riscos de enchentes e deslizamentos

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Inmet prevê aumento de chuvas no Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas
Agência Brasil

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, prevê um aumento significativo das chuvas em algumas áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 36 horas. Cidades estão em alerta para os riscos de enchentes e deslizamentos.

Em Santa Maria, na região central do estado, o abastecimento de água ficou comprometido. Enxurradas provocaram o rompimento de três tubulações de captação de água. Por causa das cheias, os técnicos não conseguem fazer os reparos.

Segundo a prefeitura, caminhões pipa estão a caminho da cidade para garantir abastecimento, mas não tem previsão para chegada da ajuda porque algumas estradas que dão acesso à cidade estão bloqueadas.

Estragos

Os temporais que atingem o estado causaram pelo menos cinco mortes e deixaram 18 pessoas desaparecidas. 76 cidades foram atingidas por tempestades, que provocaram deslizamentos de terra e enchentes.

As chuvas provocaram estragos principalmente na região dos vales, no interior do estado, entre o Vale do Taquari, Rio Pardo e Paranhana. A região metropolitana de porto alegre também foi muito atingida.

Em Paverama, a cerca de 100 quilômetros de Porto Alegre, duas pessoas morreram. O motorista e um passageiro estavam em um carro que foi arrastado pela correnteza.

Em Roca Sales, a 140 quilômetros da capital, uma família ficou soterrada depois que a casa em que estavam foi atingida por um deslizamento. O filho do casal conseguiu sair pelo telhado. Os bombeiros conseguiram resgatar a mãe e as equipes de resgate continuam procurando pelo pai, que teria ficado preso dentro da casa.

Em Pântano Grande, um homem morreu eletrocutado dentro de casa. Segundo a Defesa Civil, ele recebeu a descarga elétrica ao encostar numa tomada pra desligar a geladeira.

Em Santa Cruz do Sul, barcos foram usados para resgatar as pessoas que ficaram ilhadas dentro de casa.

Em Eldorado do Sul, região metropolitana de porto alegre, uma cratera se abriu na BR 290, rodovia que liga a capital a fronteira com a Argentina.

Em Caxias do Sul, a chuva também causou estragos. Uma academia ficou alagada e ruas foram interditadas. Choveu 93% do previsto no mês em apenas um dia.

Tópicos relacionados

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.