Instituto Band apoia reforma do Museu do Ipiranga desde o início

O Instituto Band é o único grupo de mídia que apoia oficialmente a reforma desde o início do projeto. Um presente para todos conhecerem a história do Brasil

Marcio Campos

Falta menos de uma semana para a reinauguração do Museu do Ipiranga, em São Paulo. O Instituto Band é o único grupo de mídia que apoia oficialmente a reforma desde o início do projeto. Um presente para todos conhecerem a história do Brasil.

Quem olha de fora acha que é só uma reforma da fachada. Mas é isso e muito mais. No alto do prédio do museu, o público ganhou um mirante, de onde dá para ver as novas fontes do Jardim Francês. Mas é nos detalhes aqui de dentro que a gente encontra as grandes mudanças.

Telas multissensoriais vão auxiliar deficientes visuais e auditivos na experiência de visitar o novo Museu do Ipiranga. Três mil das 450 mil obras, peças e objetos do acervo já estão prontas para receber os visitantes. Como o famoso quadro "independência ou morte", pintado por Pedro Américo em 1888. Ele foi restaurado dentro do prédio por conta das dimensões e não pode deixar o local.

Na mesma sala estão os quadros sobre as cortes de Lisboa que discutiram a independência do Brasil. E no hall de entrada, destaque para as esferas com águas dos rios brasileiros e estátuas de figuras ilustres que fizeram parte da história do país.

Nesta sexta-feira, a direção do museu recebeu o presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad. O Instituto Band é o único grupo de mídia que apoia oficialmente a reforma desde o início do projeto. Cada etapa do processo de restauração foi registrada, passando pelos quadros, como ode de Maria Leopoldina, e por objetos e móveis históricos que pertenceram à família imperial.

“Nós acompanhamos desde o começo. Temos mais de 4 horas gravadas e vamos doar todas essas gravações ao museu. E o orgulho que dá, você entra aqui e vê o que foi feito, esse museu novo aqui embaixo”, disse João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes.

Mais notícias

Carregar mais