Jornal da Band

Lira reconduz deputado cassado pelo TSE ao cargo após decisão de Nunes Marques

Arthur Lira, presidente da Câmara Federal, teve que afastar deputado do PT do cargo para devolver o mandato de Valdevan Noventa (PL)

Da redação

O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas), já devolveu o mandato ao deputado federal Valdevan Noventa (PL), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e compra de votos.

Na última quinta-feira (02), o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a cassação de Noventa e de outro parlamentar, mas estadual, Fernando Francischini (União Brasil-Paraná). O último perdeu o cargo por divulgar fake news sobre a urna eletrônica.

Nunes Marques alegou que o TSE usou uma regra nova, que equipara as redes sociais à mídia tradicional. Segundo o ministro a decisão gera um desequilíbrio. Quem ficou com a vaga de Noventa, Câmara Federal, foi PT. O deputado petista foi afastado para ceder a vaga ao parlamentar cassado.

Em resposta, o PT entrou com uma ação no STF para pedir a revisão da liminar monocrática assinada por Nunes Marques.

Mais cedo, sem citar o colega Nunes Marques, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral barrará candidatos que usarem as redes sociais para a divulgação de fake news e discursos de ódio nas campanhas. O magistrado será o próximo presidente do TSE.

“Aqueles que se utilizarem desses instrumentos podem ter seu registro cassado ou mesmo perder seu mandato obtido através da utilização ilícita e irregular dessas plataformas”, disse Moraes.

Tópicos relacionados