O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil se tornará a Arábia Saudita da energia verde em 10 anos. A declaração aconteceu após reunião com empresário no país do Oriente Médio.
Lula ainda destacou o investimento brasileiro em energia verde e também sobre a diminuição do desmatamento da Amazônia até 2030.
“Se a Arábia Saudita é o país mais importante na produção de petróleo e de gás, daqui a dez anos, o Brasil será chamado a Arábia Saudita da energia verde. Nós vamos diminuir o desmatamento até 2030. Nós queremos chegar em desmatamento zero na Amazônia”, disse.
Os sauditas ainda estudam investir US$ 10 bilhões no Brasil, até 2030. A maioria em projetos previstos no novo PAC.
O presidente comemorou a parceria e disse que, até 2030, o Brasil pode sonhar com uma balança comercial de um US$ 1 trilhão e também defendeu a entrada dos sauditas no BRICS - grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Parceria com a Embraer
Ainda no encontro com empresários sauditas, o presidente Lula destacou a parceria fechada entre a Embraer, terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, com o governo da Arábia Saudita nas áreas de aviação civil, defesa e segurança, e mobilidade aérea urbana.
O presidente Lula desembarca em Dubai, nesta quinta-feira (30), para participar da Cúpula do Clima das Nações Unidas, a COP