Jornal da Band

Lula cobra ministros em reunião; inflação e queda nas pesquisas preocupam

Na primeira reunião ministerial do ano Lula cobrou dos ministros mais viagens para divulgar o que o governo faz e enfrentar a queda de popularidade

Por Caiã Messina

Lula durante reunião com ministros
Lula durante reunião com ministros
Ricardo Stuckert

Uma conversa para passar a limpo o que foi feito e cobrar a equipe para fazer mais Lula reuniu 37 dos 38 ministros, só faltou o de Relações Exteriores, Mauro Vieira, que está em viagem oficial no Oriente Médio.

O chefe da Casa Civil apresentou um balanço da volta dos programas sociais. O presidente reconheceu que ainda falta muito para cumprir as promessas de campanha. 

“A gente ainda tem muito para fazer, em todas as áreas e muito não é nada estranho, é tudo aquilo que nós nos comprometemos a fazer durante a disputa eleitoral que nós fizemos neste país”, disse Lula na reunião.

A reunião ocorre num momento em que dois temas preocupam o Planalto: o aumento da rejeição ao governo, revelado por várias pesquisas, e o preço dos alimentos pressionando a inflação - o que afeta os mais pobres.

Nessa semana, Lula vai debater com representantes do agronegócio medidas para reduzir o preço dos alimentos. O presidente pediu aos ministros "cuidado" com a economia, em função de uma projeção de PIB menor neste ano. O governo aposta em investimentos em infraestrutura e mais financiamento habitacional para alavancar o crescimento.

Lula pediu para que os ministros foquem nos programas já criados e viajem mais pelo brasil para divulgar realizações do governo, como um antídoto para frear a queda de popularidade nas pesquisas. Medidas para melhorar a comunicação com o eleitorado evangélico  também foram cobradas pelo presidente.

Tópicos relacionados