A nova pesquisa da Serasa mostra que mais da metade dos brasileiros tem três ou mais cartões de crédito. O principal motivo para esta quantidade de cartões por pessoa é a de unir os limites. O levantamento mostrou que o cartão é utilizado para parcelar compras por 61% dos brasileiros.
Muitos também usam no dia a dia, como supermercado e combustível, com 37% e além disso, 14% enxergam o limite como complemento de renda. Para o economista Edval Landulfo, o cartão pode ser um meio de pagamento útil, mas é preciso controlar os gastos para não atrasar a fatura e se endividar.
“Não deve parcelar contas básicas. Se isso está acontecendo, tem algo desequilibrado. O ideal é fazer uma reserva de emergência, educação financeira, porque não dá pra ficar pagando juros e mais juros com o salário suado de cada dia", aconselha.
Para a diretora do Serasa Crédito, Amanda Rapouzo, o uso do cartão como complemento de renda é padrão para os brasileiros. "Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas", afirma.