Jornal da Band

Com a vacinação, média móvel de mortes por Covid no Brasil é a menor em 4 meses

Especialistas alertam que a pandemia ainda não está controlada, já que só 13% da população completou a vacinação com as duas doses

Da Redação

A campanha de vacinação começa a surtir efeito: no Brasil, o número de mortes vem caindo e o país tem a menor média móvel em quatro meses.

Nas últimas 24 horas, 1.635 pessoas morreram por Covid no Brasil. A média de mortes está em 1.555 por dia. É o número mais baixo desde março. No pico da pandemia, em abril, o Brasil registrava o dobro de mortes por dia -- eram mais de 3 mil. 

Já a média móvel de novos casos de infectados teve uma queda de 29% na última semana: uma média de 50.733 pessoas infectadas por dia.

Especialistas afirmam que essa queda na média de mortes já é um efeito da vacinação, principalmente de pessoas com mais de 60 anos. Mas alertam que a pandemia ainda não está controlada.

Nesta semana, o país aplicou mais de um milhão de doses por dia. É o maior índice desde o início da vacinação. 

Mas ainda falta muito: até agora, só 13% da população completou a vacinação com as duas doses. Por isso, não dá para relaxar nos cuidados.

Segundo um estudo feito por pesquisadores de universidades do Rio e de São Paulo, mais de 10% das pessoas que já deveriam ter tomado a segunda dose ainda não voltaram aos postos  (44 milhões de pessoas).

Ainda de acordo com o levantamento, para atingir a cobertura vacinal de 90% da população seriam necessárias 195 milhões de doses de vacinas.

Novos lotes da Pfizer, Janssen e AstraZeneca chegaram neste fim de semana. A distribuição aos estados vai ser feita ao longo da semana.