Jornal da Band

Medo de explosão? Saiba como utilizar uma panela de pressão com segurança

Acidentes com utensílio podem ser fatais, mas alguns cuidados simples podem evitar situação

Fábio Behrend

Acidentes com panelas de pressão podem ser fatais, semelhantes até a uma bomba, mas com alguns cuidados, as explosões podem ser evitadas. Gabriela Lambert, cozinheira profissional, chega a usar três panelas de pressão ao mesmo tempo para preparar uma média de 60 marmitas por dia. Mas a cozinheira toma um cuidado simples na hora de cozinhar: as panelas têm o selo do Inmetro. 

O selo, que fica na embalagem, garante que a panela foi testada e está de acordo com normas de segurança. Além dele, um item é fundamental para evitar acidentes: o pino de segurança. Se a válvula quebra, é o pino que permite a liberação da pressão. 

“Com a borrachinha você sabe o que fazer, né? Com a borrachinha eu sei tudo, quando ela está ficando ressecada a gente tem que trocar imediatamente, mas e a válvula?”, questiona a cozinheira. Marcos Guerson Jr, superintendente do IPEM de São Paulo, explica o que fazer neste momento. 

“Se parou de apitar, desliga o fogo e veja o que aconteceu, porque pode causar uma explosão”, diz. Muitos, incluindo Gabriela, perguntam se é preciso colocar embaixo d'água para esfriar e se é certo fazer isso. 

“Não é recomendável. Sabe por quê? Porque você tá dando um choque térmico na sua panela, tá danificando a estrutura dela e vai gerar amassados e pode exigir uma reparação”, afirma Marcos. 

Caso a panela de pressão dê problemas, Marcos sugere levá-la a uma autorizada. “Precisou reparar a panela, leva numa autorizada pra garantir que aquele padrão de segurança vai ser seguido, porque se você levar numa feira, por exemplo, você não vai ter essa garantia”, conclui. 

Tópicos relacionados