O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as Forças Armadas não permitirão, “em hipótese nenhuma”, que o exército venezuelano entre no território brasileiro para invadir a Guiana. O país governado pelo ditador Nicolás Maduro quer anexar o equivalente a 70% da área guianesa à Venezuela.
Múcio explicou que, para ocorrer a invasão na Guiana, as forças de Maduro precisam passar por Roraima, o que o governo brasileiro não permitirá.
“Eles só chegarão à Guiana passando – se passar – por território brasileiro, o que não vamos permitir, em hipótese nenhuma. Estamos aumentando o contingente lá num tempo mais curto para evitar qualquer problema, mas pode ficar certo que pelo Brasil não vão entrar”, pontuou o ministro.
O exército enviou 16 blindados após Maduro anunciar o resultado do referendo que chancela as pretensões da Venezuela de anexar 1/3 do território da Guiana. Na próxima quinta-feira (14), deve haver um encontro do presidente venezuelano com o presidente guianês, Irfaan Ali. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado.