Múcio diz que Defesa não permitirá entrada da Venezuela no Brasil contra Guiana

Ministro da Defesa, José Múcio explicou que, para chegar à Guiana, tropa venezuelana precisa passar pelo Brasil, o que não será permitido, “em hipótese nenhuma”

Da redação

Múcio diz que Defesa não permitirá entrada da Venezuela no Brasil contra Guiana
José Múcio, ministro da Defesa, comenta tensão entre Venezuela e Guiana
REUTERS/Adriano Machado

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse que as Forças Armadas não permitirão, “em hipótese nenhuma”, que o exército venezuelano entre no território brasileiro para invadir a Guiana. O país governado pelo ditador Nicolás Maduro quer anexar o equivalente a 70% da área guianesa à Venezuela.

Múcio explicou que, para ocorrer a invasão na Guiana, as forças de Maduro precisam passar por Roraima, o que o governo brasileiro não permitirá.

“Eles só chegarão à Guiana passando – se passar – por território brasileiro, o que não vamos permitir, em hipótese nenhuma. Estamos aumentando o contingente lá num tempo mais curto para evitar qualquer problema, mas pode ficar certo que pelo Brasil não vão entrar”, pontuou o ministro.

O exército enviou 16 blindados após Maduro anunciar o resultado do referendo que chancela as pretensões da Venezuela de anexar 1/3 do território da Guiana. Na próxima quinta-feira (14), deve haver um encontro do presidente venezuelano com o presidente guianês, Irfaan Ali. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi convidado.

Mais notícias

Carregar mais