Jornal da Band

Nasa fará teste e lançará nave contra asteroide para desviar sua rota

Missão DART vai atingir asteroide a 11 milhões de quilômetros, em técnica que pode proteger Terra no futuro

Eduardo Barão, do Jornal da Band

Uma missão da Nasa vai testar uma técnica que promete proteger a Terra de asteroides.

Uma nave espacial construída para bater em um asteroide. Até parece roteiro de filme, mas não é. Cientistas da Nasa, a agência espacial norte-americana, estão nos últimos preparativos para lançar ao espaço a missão DART (sigla em inglês para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo). Será um teste de uma tecnologia inovadora, capaz de no futuro salvar a Terra de um impacto que poderia acabar com a humanidade.

Como numa história de ficção científica, a missão DART vai ao espaço no dia 23 de novembro. Seu alvo será o Dimorphos, um pequeno asteroide distante 11 milhões de quilômetros da Terra, e que não representa ameaça ao nosso planeta.

A ideia da Nasa não é destruir o asteroide, mas sim desviá-lo da sua rota, como um goleiro que espalma uma bola antes que ela chegue ao gol.

O choque entre a nave e o corpo celeste está programado para setembro de 2022. Se o experimento der certo, a possibilidade da Terra se defender de um impacto futuro viraria realidade.

Entre os desafios da Nasa, está a tentativa de desviar o asteroide Bennu, que segundo os cientistas teria uma pequena chance de atingir nosso planeta no ano de 2300.

Uma pequena amostra do que esses corpos celestes podem causar ocorreu em 2013 na Rússia, quando um meteorito caiu em Chelyabisnk, na região central do país. As ondas de choque causadas pela entrada do corpo celeste na atmosfera da Terra estilhaçaram janelas e sacudiram prédios. Quase mil pessoas ficaram feridas na ocasião.

Tópicos relacionados