Você já ouviu falar em nômades digitais? Eles conseguem viajar, conhecer belas paisagens enquanto trabalham. O número de pessoas que trabalham enquanto viajam para lugares diferentes tem crescido em todo mundo.
Em um hotel da zona sul do Rio, foram criados novos serviços e até espaços para atender a esse público. Quartos viraram salas de reunião para uso comum, por exemplo
“Na maioria, são jovens que vêm sozinhos e trabalham de forma remota. Há muitos estrangeiros, por incrível que pareça. É um setor que tem crescido muito nos últimos meses, com muita procura de hóspedes”, diz Danilo Chami, diretor do hotel. “Uns vêm para ficar só cinco dias e vão ficando”, contou.
Outros hotéis na cidade seguem o mesmo caminho. Uma lista com 70 estabelecimentos com ofertas voltadas para esse púbico foi lançada nessa semana e divulgada pelo pais e no exterior.
O objetivo é transformar o Rio em uma referência para os nômades digitais. O programa lançado pela prefeitura tem o objetivo de atrair moradores temporários para a cidade, oferecendo a infraestrutura básica para que os turistas tenham a experiência de viver como os cariocas.
“O critério para os hotéis é uma tarifa especial de longa estada e ter boa conexão”, diz Daniela Maia, presidene da Riotur.