Onde dá para economizar? Saiba o que mais consome energia em casa

Engenheiro eletricista explica porque o chuveiro é um dos principais vilões da conta de luz

Da Redação, com Jornal da Band

Nesse mês a bandeira vermelha nível 2, a mais cara, entrou em vigor. E a conta da estudante Raiza Rodrigues, em uma casa com duas pessoas, subiu de R$ 80 para R$ 150. Se houver um novo aumento, ela já não sabe como vai economizar. A reportagem é de Pedro Panuzzio, para o Jornal da Band.

“Eu não precisava me preocupar se o microondas vai tá ligado na tomada ou não. Até o celular carregando, hoje em dia, é uma preocupação pra gente. Não passo o celular a madrugada inteira na tomada de jeito nenhum e eu nunca pensei em viver isso”, disse.

O ferro de passar roupa que consome bastante energia não sai mais de dentro do armário e a máquina de lavar roupa é usada só uma vez por semana. O chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia. Por isso, na casa da Raiza, o banho é, literalmente, cronometrado. 

“Estipulamos, tipo, 10 minutos no no máximo, estourando embaixo do chuveiro. Se pra lavar o cabelo gasta 15 minutos, no outro dia, tipo, no outro banho, no banho seguinte. Eu tento passar, no máximo, cinco minutos. A gente pega o relógio, coloca no timer e vê”, contou.

A economia faz a diferença no fim do mês. “Muitas vezes as pessoas não acreditam que o chuveiro seja um um grande vilão no consumo de energia, mas, de fato, ele é. O chuveiro gasta 1,5 mil vezes mais do que a lâmpada. Um minuto a mais no chuveiro é a tua lâmpada ligada o dia inteiro. Imagine isso”, alertou o engenheiro eletricista Anderson André.

Mais notícias

Carregar mais