Jornal da Band

Pesquisa mostra alta na busca por imóveis usados; preço está entre as vantagens

Nos últimos 12 meses, 75% das pessoas que compraram um imóvel optaram por um usado, muitos deles prontos para morar

Da redação

Pagar aluguel e, ao mesmo tempo, as parcelas de um apartamento novo nem sempre é uma opção para uma parcela da população. A Istela, por exemplo, preferiu um imóvel pronto, apesar de ser mais velho. E o dono de uma imobiliária de São Paulo confirma a preferência dos clientes.

“95% dos imóveis que a gente vende, hoje, são imóveis prontos, os chamados imóveis usados. A procura, hoje, é muito maior pelo imóvel pronto, aqui na nossa região e na nossa imobiliária”, explicou Felipe Adauto, dono de uma imobiliária.

 Uma pesquisa recente sobre tendências do mercado imobiliário mostrou que, nos últimos 12 meses, 75% das pessoas que compraram um imóvel optaram por um usado. Desse total, 55% deles compraram para morar, enquanto 45%, para investir.

“O imóvel usado tem que competir com esse imóvel novo e, muitas vezes, por preço. O valor dele acaba sendo mais atrativo na comparação com o novo”, contou Fernanda Mansano, economista e professora de análise de cenários econômicos no Ibmec-SP.

Além da questão econômica, quem prefere um imóvel usado não precisa esperar meses ou anos para o apartamento ficar pronto, diferente de quem compra na planta. As taxas de IPTU e condomínio já estão estabelecidas e há pouca alteração de preços de um período para o outro. 

Também há mais segurança sobre o que será comprado, já que o cliente pode visitar e avaliar as condições do imóvel. Outra vantagem é conferir detalhes da futura vizinhança.

“Eu fui pela manhã, voltei à tarde. Entrei no condomínio, visitei todas as vezes que fui lá”, comentou Istela.

Tópicos relacionados