Petrobras completa 70 anos com trajetória que mudou indústria do petróleo

Estatal nasceu em meio a um projeto de industrialização do Brasil e graças à pressão popular

Da redação

A Petrobras completa 70 anos de história nesta terça-feira (3). A empresa, que nasceu em 1953, mudou toda a indústria do petróleo. Para celebrar o aniversário da estatal, considerada a maior empresa do Brasil, o Jornal da Band mostra a história da Petrobras em uma nova série de reportagens. 

Apesar de nascer em 1953, os planos de uma empresa estatal do ramo do petróleo vem muito antes. Na virada do século XIX para XX, surgiu a procura pelo ‘ouro negro’ no Brasil, como explica Pedro Campos, historiador da UFRRJ. “No século XIX começaram as primeiras pesquisas, mas não havia política nacional”, afirma. 

Logo, o petróleo ganhou as páginas do jornais. Só no fim da década de 1940 que o movimento pela exploração do combustível, que tomou as ruas do país. E daí que surgiu um símbolo que permanece ainda hoje: as mãos do então presidente Getúlio Vargas, sujo de petróleo em uma refinaria de Mataripe, na Bahia, em 1952, que marcaram uma nova era. 

Lincoln de Abreu Penna, explica um pouco da comoção social pela exploração do petróleo e as atitudes de Vargas. “Vargas era adepto, ele agitou politicamente a campanha do monopólio da exploração”, conta. Diante da pressão popular sobre o monopólio estatal, o presidente Vargas assinou o projeto de criação da estatal, que sairia do papel dois anos depois. 

Foi no salão ministerial, que hoje faz parte do Museu da República, que o então presidente Getúlio Vargas mudou os rumos da exploração do petróleo no Brasil. Em 3 de outubro de 1953, o presidente assinou a lei que cria a Petrobras. 

Da exploração em terra para o mar

Com a criação da Petrobras, aconteceram mudanças que foram acompanhadas de diversas transformações. Uma delas foi a exploração em terra e águas rasas, até chegar ao desconhecido, às águas profundas, como afirma o geólogo Guilherme Estrella. 

"A Petrobras viu que a parte terrestre não ia suprir as nossas necessidades. Nós consumimos muito pouco, mas a expectativa de crescimento no Brasil era gigantesca, como é ainda hoje", explica. 

Por isso, a empresa começou a trabalhar no mar, com pesquisas em 1965. E, em 1974, em plena crise do petróleo, o Brasil descobriu a Bacia de Campos, que mais tarde se tornaria a responsável por mais de 80% da produção nacional do óleo. 

Recordista de patentes

Foram décadas de desenvolvimento de várias tecnologias inéditas, que resultaram em uma série de prêmios internacionais. Além disso, deram à estatal o título de recordista nacional de patentes. 

“Tenham consciência da importância desse verdadeiro laboratório que é a Petrobras. A Petrobras não descobre só petróleo, ela tem um, é um grande centro de investigação científica”, diz Lincoln de Abreu Penna, historiador da UFRJ. 

Mais notícias

Carregar mais