Jornal da Band

PF prende segundo suspeito por desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira

Suspeito teria agido em conjunto com Amarildo da Costa de Oliveira, vulgo “Pelado”, que está preso temporariamente

Da redação, com Jornal da Band 14/06/2022 • 20:40 - Atualizado em 15/06/2022 • 15:08
PF prende segundo suspeito no desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Araújo
PF prende segundo suspeito no desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Araújo
Avener Prado/Agência Pública

A Polícia Federal prendeu Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos Santos”, por suspeita de participação no desaparecimento do jornalista Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira.

Segundo a PF, Dos Santos teria agido juntamente com Amarildo da Costa de Oliveira, vulgo “Pelado”, que está preso temporariamente.

Além da prisão, a operação em Atalaia do Norte, no Amazonas, apreendeu cartuchos de arma de fogo e também um remo. Os objetivos passarão por uma análise.

Desaparecimento

Eles foram vistos pela última vez por volta de 6h desse domingo (4) quando se preparavam para visitar uma comunidade local na terra indígena Vale do Javari, no Amazonas. 

Dom e Bruno partiram na semana passada de barco para uma região conhecida como Lago do Jaburu. A previsão é que eles chegassem ao seu destino na noite de sexta-feira (3).

O jornalista inglês e o ativista estariam recebendo ameaças de garimpeiros que atuam de forma ilegal na região.

Ainda segundo o comunicado, eles teriam retornado ao rio para chegar até Atalaia do Norte. A viagem não deveria ter levado mais de três horas, mas um grupo de busca independente foi enviado por volta das 14h, depois que eles não chegaram.

Em nota, a Polícia Federal diz que investiga o caso. Já o Ministério Público Federal (MPF) afirma, também em nota, que instaurou um procedimento administrativo para apuração do desaparecimento.