A chegada em massa de vietnamitas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, chamou a atenção da Polícia Federal. A suspeita é que por trás de tudo há um esquema de imigração ilegal estimulado pelos chamados "coiotes".
Os vietnamitas estão na área restrita do Aeroporto Internacional de São paulo, em Guarulhos. São 358 pessoas que embarcaram na Europa para fazer uma conexão no Brasil. Ao desembarcarem, sem visto, se recusam a prosseguir viagem e pedem refúgio humanitário.
Neste ano chegaram quase 700 imigrantes vindos de lá. O fluxo imigratório fora do padrão chamou a atenção das autoridades brasileiras.
Segundo a Polícia Federal, neste ano, 3.152 estrangeiros pediram refúgio no Brasil. A maioria do Nepal, do Vietnã e da Índia. Em 2022, houve apenas um pedido de refúgio de vietnamita no país.
Em um trabalho conjunto com a Interpol, agentes federais acreditam que o Brasil esteja servindo de ponto de passagem de uma rede de coiotes que pretende levar essas pessoas até os estados unidos.
Segundo os investigadores, depois de conseguir o refúgio, os estrangeiros ficam temporariamente em São Paulo. Depois são levados para o norte do país e de lá, por terra, seguem em direção ao México, em uma tentativa de entrar ilegalmente em território americano.
O esquema todo seria contratado com os chamados "coiotes" - que cobram fortunas para levar imigrantes ilegais para vários países.