Jornal da Band

Principal fornecedor de armas para facções do RJ, paraguaio será extraditado ao Brasil

Conhecido como "senhor das armas paraguaio", Pedro Prieto foi preso em dezembro

Da Redação, com Jornal da Band

O principal fornecedor de armas para o Comando Vermelho vai ser extraditado do Paraguai para o Brasil. O paraguaio Pedro César Prieto, especialista no tráfico de fuzis, vem para responder pelos crimes que cometeu no País. As informações são do Jornal da Band

Prieto tinha uma ordem internacional de captura e um mandado de prisão decretado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro. Como o Paraguai permite a extradição de seus cidadãos, o pedido foi feito e a Justiça do país vizinho agora autorizou a vinda do criminoso para cá, onde ele é investigado por tráfico de armas. 

Agentes da Interpol devem buscá-lo nos próximos dias para que ele fique em uma penitenciária federal brasileira. 

“O que se espera com a extradição desse indivíduo para o Brasil é que se possa dar maior agilidade para as investigações e, eventualmente, ter mais elementos de prova não só para corroborar o que já existe, mas também, por ventura, identificar outros braços dessa organização criminosa. Inclusive, o braço patrimonial”, justificou Marcos Paulo Pimentel, delegado da Polícia Federal.

Grande parte dos fuzis que chegavam para o Comando Vermelho era contrabandeada pelo criminoso, conhecido como o "senhor das armas" no país vizinho. Apontado como principal fornecedor de armas e também de drogas da facção carioca, ele foi preso em dezembro em Cidade do Leste. 

O traficante mandava as armas desmontadas por meio de mulas em fundos falsos de carros particulares. O esquema foi descoberto depois de uma apreensão em 2019, na Via Dutra, no Rio. 

A polícia calcula que o arsenal das armas de guerra em poder do crime organizado carioca chega a 3.500 fuzis. Todo esse poder de fogo dificulta o trabalho da polícia no combate ao tráfico de drogas na cidade.