Jornal da Band

Acordo entre polícia e bancos promete acabar com contas "laranjas" que recebem roubos via Pix

Agilidade dos criminosos nas transferências é a principal dificuldade enfrentada pelos policiais

Pedro Campos, do Jornal da Band e Rádio Bandeirantes

Para ajudar a polícia no combate ao crime de sequestro do Pix, os bancos prometem agora identificar e fechar as contas abertas com documentos falsos - usadas pra receber o dinheiro roubado.

Lançado no dia 16 de novembro do ano passado, o Pix já tem mais de 100 milhões de usuários no Brasil, segundo o Banco Central. Com a facilidade em transferir valores, os crimes das chamadas “quadrilhas do Pix” dispararam e preocupam as autoridades em todo o país

O Banco Central impôs um limite de movimentação por esse sistema no período noturno. Há pouco mais de 1 mês, fixou-se um limite de R$ 1 mil para transferências pelo PIX entre 20h e 6h. Mas a restrição não foi suficiente para frear os ataques. 

A agilidade dos criminosos nas transferências é a principal dificuldade enfrentada pelos policiais. Os recursos passam por contas "laranjas” - abertas com documentos falsos. Na maioria das vezes, a prática acontece sem o conhecimento do titular.

A Polícia Civil de São Paulo aposta em um acordo com os bancos para dificultar essa estratégia dos bandidos, como disse o chefe da corporação em entrevista ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

”Vai permitir que nós recebamos a informação dos bancos e dos clientes bancários daquelas contas que são utilizadas pelos criminosos para pulverizar o dinheiro do [roubo via] Pix de uma forma tão célere que não vai dar tempo de eles conseguirem o sucesso final, que é o recebimento físico do dinheiro”, analisou Ruy Ferraz Fontes, diretor-geral da Polícia Civil.

O próximo passo é a assinatura do termo de cooperação para dar à polícia acesso rápido às contas que recebem o dinheiro das vítimas.

“Obviamente, eles não vão ter acesso ao dinheiro e vão ser presos. Isso vai inibir a prática desse delito”, completou. Veja a análise de Fontes abaixo:

Tópicos relacionados