Jornal da Band

Reciclagem ainda gera muitas dúvidas: veja como separar o lixo corretamente

36% dos brasileiros não sabem ao certo quais embalagens que podem ser recicladas

Filipe Peixoto, do Jornal da Band

Você sabe quais e como as embalagens podem ser descartadas? Um em cada três brasileiros (36%) não sabem ao certo quais produtos que podem ser reciclados, segundo estudo da Kantar, uma consultoria focada em comportamento do consumidor. 

Na casa de Telma Gonçalves, tudo que é reciclável fica separado do lixo comum. E uma vez por semana, o lixo separado é recolhido pela coleta seletiva. Ela faz isso há quatro anos, e mesmo assim sempre surge uma dúvida.

“Tem coisas que eu jogo no lixo que não é para jogar, e eu vou descobrir depois aí eu começo a pôr no reciclável”, afirma a microempresária.

Em geral, podemos reciclar papel, vidro, plástico e metal.

Uma cooperativa de catadores de São Paulo recebe, em média, cerca de 60 toneladas por mês de materiais que vem da coleta seletiva. Mas 15% desse volume não pode ser reciclado. Entre os dejetos mais comuns está a madeira. 

Eles também recebem restos de obra e tapetes, que só são reaproveitados por serviços especializados.

“Aqui nós temos o pessoal que faz a triagem, acaba separando esses materiais que está misturado”, explicou Eduardo de Paula.

O brasileiro escorrega na hora de descartar, mas vai bem na hora de comprar. 49% escolhe itens com embalagem reciclável. E dois em cada três entrevistados (64%) disseram ter parado de consumir produtos ou serviços que impactam o ambiente de forma negativa.

“Essas marcas que comunicam que estão engajadas, que de fato têm uma atitude, elas têm uma aderência muito grande com aquele segmento de consumidor e crescem de duas a quatro vezes mais do que as demais marcas”, diz Raphael Cuartero, coordenador do estudo da Kantar.

Tópicos relacionados