Jornal da Band

Dia Mundial do Refugiado: Brasil está entre os países mais acolhedores

Dia Mundial do Refugiado é celebrado neste domingo e chama atenção para problemas

Da Redação, com Jornal da Band

Venezuelanos, haitianos, africanos e outras culturas são abrigados no Brasil
Venezuelanos, haitianos, africanos e outras culturas são abrigados no Brasil
Secom PMB

O Brasil é um dos países mais abertos para receber quem foge de guerras e da fome em seus países de origem, e já abriga cerca de 40 mil refugiados. O Dia Mundial do Refugiado, celebrado neste domingo, 20, chama atenção para os dramas de quem deixa sua terra não por vontade, mas por necessidade.

Em 2020, 82 milhões de pessoas deixaram seus países fugindo de guerras, violência e violações de direitos humanos, em busca de oportunidades em outros países para levar uma vida sem restrições.

Desde março do ano passado, o governo federal publicou 29 portarias impondo restrições de entrada no Brasil. O procedimento de pedido de refúgio, feito ainda nas fronteiras, está suspenso.

O principal desafio hoje é conseguir a documentação necesssária para permanecer no Brasil e ter acesso aos serviçoes públicos, inclusive o de saúde, em meio à pandemia do coronavírus.

Quem busca proteção e amparo, continua se arriscando a atravessar fronteiras no Brasil e no mundo. Veja a reportagem completa do Jornal da Band: