A repescagem da vacinação contra a covid-19 para o grupo de 20 a 29 anos no Rio de Janeiro foi cancelada no sábado (21) devido à falta de doses. O município diz que não recebeu uma remessa esperada nesta semana, mas a imunização de pessoas com 17 anos foi confirmada para segunda-feira (23) após o envio de mais doses do Ministério da Saúde ao estado.
“É inadmissível uma vacina ficar mais de 48 horas esperando para ser distribuída quando a gente tem um aumento no número de casos”, diz Daniel Soranz, secretário municipal de Saúde.
O calendário previsto para a imunização dos adolescentes seguirá escalonado e com três dias para cada idade: segunda, terça e quarta-feira para quem tem 17 anos, e quinta, sexta e sábado para a população de 16 anos.
A procuradoria-geral do município do Rio vai entrar com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o Ministério da Saúde para garantir remessas para as segundas doses.
Epicentro da variante Delta, o Rio de Janeiro registrou aumento no número de mortes de idosos com duas doses da vacina. O número de óbitos já supera os de quem só tomou uma dose. As secretarias de saúde planejam a aplicação de uma terceira dose.
“Na segunda-feira (23), espero que o nosso comitê científico respalde a decisão que a secretaria já tomou. Vamos priorizar a terceira dose no Rio de Janeiro”, declara o prefeito Eduardo Paes (PSD).