Seis em cada dez brasileiros têm vontade de abrir o próprio negócio

Um bom planejamento é fundamental não só para abrir, mas para dar certo

Por Ramon Ferraz

Seis em cada dez brasileiros têm vontade de abrir o próprio negócio, segundo o Sebrae. Sonho que exige muito planejamento e estudo.

Para driblar o desemprego, Ártemis Santos tirou do papel um sonho antigo: empreender. Hoje ela é assessora de imagem, auxilia os clientes na hora de escolher a roupa, maquiagem, acessórios.

“O meu empreendimento pode ser um empreendimento desenvolvido e pagar o meu salário e o de outras pessoas. Essa é a meta”, explica.

Sabe qual um dos maiores sonhos entre os brasileiros? Ter o próprio negócio. De cada dez pessoas, seis tem essa meta, segundo uma pesquisa do Sebrae. Mas não basta querer. Um bom planejamento é fundamental não só para abrir, mas para dar certo.

“Acho que a primeira coisa que acho que, muitas vezes, a gente acaba cometendo erro é procurar um tipo de negócio que você viu que está dando dinheiro e não simplesmente olhar suas habilidades”, explica a consultora de empreendedorismo Karine Oliveira.

Exatamente por isso a cantora baiana Ju Moraes decidiu unir o talento artístico com a vida de empresária, e abriu um espaço multiuso em Salvador.

“Então, hoje a gente tem um estúdio, a gente produz conteúdos diversos aqui dentro. E a gente também tem um espaço para eventos, a gente aluga o espaço. E aqui em salvador, a gente tinha um buraco muito grande dentro desse lugar de produção de conteúdo, principalmente desenvolvimento artístico. Então eu vi esse buraco, entendi esse problema e falei como é que a gente pode resolver”, disse a empresária e cantora Ju Moraes.

“Então, a primeira dica que a gente dá é: o quê que eu tenho habilidade hoje, que eu consigo fazer rápido para ter dinheiro mais fluido”, finaliza a consultora de empreendedorismo Karine Oliveira.

Mais notícias

Carregar mais