Jornal da Band

Suspenso desde 2020, seguro DPVAT pode voltar a ser cobrado em 2024

Câmara dos Deputados já analisa um projeto de lei que prevê a implantação do SPVAT, novo seguro obrigatório para indenizar quem sofre acidente de trânsito

Da redação

DPVAT pode voltar a ser cobrado em 2024
DPVAT pode voltar a ser cobrado em 2024
Fernando Frazão/Agência Brasil
Topo

Lembra do DPVAT, o seguro obrigatório para quem sofre acidente de trânsito. A cobrança tinha acabado em 2020, mas voltar em 2024. Trata-se de um recurso importante para quem trabalha nas ruas em aplicativos de entrega e serviços.

Num hospital especializado em traumas, visitado pelo Jornal da Band, vítimas de acidentes de trânsito chegam a todo momento. O auxiliar de produção Willian Zekl teve várias fraturas após um acidente de moto. Ele não sabe quando voltará ao trabalho nem se receberá o DPVAT.

Paguei durante mais de 10 anos. Agora, fico nessa situação. É complicado (Willian Zekl)

Após a suspensão do seguro em 2020, no ano seguinte, a Caixa assumiu o pagamento das indenizações. Isso depois da dissolução do consórcio da seguradora que fazia a gestão do seguro. O banco alega que os recursos destinados aos pagamentos acabaram. Com isso, desde 15 de novembro, quem sofreu acidente de trânsito terá que aguardar para receber.

A expectativa do governo é que o seguro volte a ser recolhido a partir do ano que vem. A Câmara dos Deputados já analisa um projeto de lei que prevê a implantação do SPVAT. Além da mudança no nome, o modelo do novo seguro obrigatório deverá acabar com a cobertura de despesas médicas, que passariam a ser pagas pelo SUS.

Receba as principais notícias e vídeos da Band via WhatsApp; veja passo a passo

Tópicos relacionados