Jornal da Band

Terceira onda de covid-19: países europeus voltam a adotar o lockdown

Terceira onda: países europeus voltam a fazer lockdown

Da Redação, com Jornal da Band

Terceira onda: países europeus voltam a fazer lockdown
Terceira onda: países europeus voltam a fazer lockdown
Unsplash

A Europa volta a recorrer ao lockdown para conter a terceira onda da covid-19. As informações são do correspondente Felipe Kieling, no Jornal da Band

Mais de um ano de pandemia e a Europa ainda não conseguiu controlar o coronavírus. O continente já fala em terceira onda.

Na França, um terço da população entra, neste sábado (20), em lockdown por um mês. Quase não há mais leitos em UTIS e o número de internados é o mais alto em 5 meses. 

Já na Polônia, será o país inteiro entra em confinamento a partir deste sábado.  

Na Itália, mais da metade da população está em lockdown desde a última segunda. 

A Alemanha, que tinha começado a flexibilizar, viu os casos dispararem e agora repensa a estratégia. 

A campanha de imunização ainda está lenta. Só 8% da população adulta da União Europeia foi vacinada.  

E não é esse o único problema. A variante britânica, que é mais contagiosa e mais letal, fez viagem e se espalha pela Europa. 

Na contramão da Europa continental vai o Reino Unido, onde a nova variante fez um estrago no começo do ano. O governo só conseguiu controlar a situação com uma agressiva campanha de vacinação e um lockdown que já dura 3 meses e meio. E lockdown de verdade, com multas pesadas para quem descumprir as regras, e até prisão - muito diferente das medidas que a gente vê no Brasil, restritas a cidades ou estados, mas onde o confinamento nem sempre é tão rígido. 

Quase metade da população adulta britânica recebeu, ao menos, uma dose da vacina. Nesta sexta, foi a vez do primeiro-ministro Boris Johnson, de 56 anos. Ele foi imunizado com dose da Oxford-Astrazeneca.