Jornal da Band

Turismo espacial: nave da SpaceX volta à Terra após missão de 3 dias no espaço

Nave fez história com 1º voo com civis; nave deu uma volta ao redor do planeta a cada uma hora e meia

Da Redação, com Jornal da Band

Dia histórico para o turismo espacial! Neste sábado (18), os tripulantes da missão Inspiration4, que passaram 3 dias no espaço, enfrentaram a parte mais tensa e arriscada da viagem: retornar pela a atmosfera. Durante a noite, a nave Dragon, da SpaceX, pousou no Oceano Atlântico.

A operação já foi feita várias vezes pela organização, mas essa foi a primeira missão com uma tripulação 100% civil, sem nenhum astronauta militar a bordo. Durante o período da viagem, os turistas deram uma volta ao redor da terra a cada uma hora e meia. Ao todo, foram 45 voltas a cerca de 27 mil quilômetros por hora, o que corresponde a mais de 20 vezes a velocidade do som.

Através de um domo envidraçado no alto da nave, os quatro tripulantes puderam constatar o que foi visto pela primeira vez pelo homem há 60 anos, pelo russo Yuri Gagarin: “A terra é azul”.

Entenda como funciona o “retorno” da nave à terra 

Todo o processo de retorno começa com o descarte do porta-malas da espaçonave, que é a base da cápsula que contém os sistemas de energia. Depois, a Dragon ligo os propulsores e faz um giro de 180 graus. A manobra faz a cápsula desacelerar e a prepara para entrar na atmosfera no ângulo certo para ser capturada pela força da gravidade. 

Um erro nessa etapa poder ser fatal, fazendo com que o veículo exploda com o atrito ou ricocheteie e se perca no espaço. Na fase final, os paraquedas se abrem e a cápsula pousa na água. 

Quem estava a bordo da missão?

A SpaceX pertence ao bilionário Elon Musk, mas, ao contrário de seus concorrentes Richard Branson, da Virgin Galatic, e Jeff Bezos, da Blue Origin, Musk não embarcou no seu voo turístico inaugural. Ele vendeu os assentos para um outro bilionário, que usa a missão como vitrine para arrecadar fundos para um hospital que trata de crianças com câncer. 

Os objetos levados ao espaço, como brinquedos e um instrumento musical, serão leiloados.

Tópicos relacionados