Em São Paulo, nove em cada dez pessoas com mais de 60 anos já tomaram a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus. A Prefeitura decidiu ir atrás de um grupo grande, que deveria ter tomado a segunda dose, mas não apareceu nos postos. As informações são do Jornal da Band.
Para Joséfa da Silva, de 80 ano, a caminhada foi longa. Agora ela é mais uma imunizada contra a Covid-19. Ela foi no dia certo para recebe a segunda dose, e se diz “muito feliz”.
Muita gente, no entanto, não está seguindo esse exemplo.
Mais da metade da população com mais de 60 anos – 52% – já está completamente vacinada contra a Covid na cidade de São Paulo. Por outro lado, a preocupação das autoridades de saúde da capital paulista é com o atraso na segunda dose. Hoje, 180 mil pessoas não voltaram aos postos de vacinação na data correta.
Os médicos alertam que o intervalo entre as doses precisa ser respeitado para que as vacinas mantenham a eficácia contra o vírus. O grupo a partir dos 90 anos, por exemplo, pode se vacinar desde o começo de fevereiro, mas apenas 82,5% das pessoas que tomaram a primeira dose receberam a segunda. As idades mais preocupantes são entre quem tem 60 e 69 anos.
Para melhorar as estatísticas, o sábado (5) será o Dia D da vacinação, com centenas de postos abertos na cidade durante todo o dia. A Prefeitura também pretende procurar, ligar e incentivar quem ainda não foi vacinado.