Dois hospitais de Porto Alegre registram um surto de Covid-19 nos últimos dias. As informações são do Jornal da Band.
No Hospital Federal Nossa Senhora da Conceição, as visitas estão proibidas. Cirurgias eletivas foram adiadas, e apenas casos graves são atendidos.
São mais de 100 infectados na instituição. A suspeita é que o avanço da contaminação esteja ligado à variante Delta do novo coronavírus.
“Teve uma característica muito explosiva. Ele aparece, surgiu, e em curto intervalo de tempo, já foi incluindo vários pacientes e vários profissionais de saúde”, explicou Ivana Varela, médica epidemiologista.
Exames parciais indicam que pelos menos quatro casos estão ligados à linhagem identificada primeiro na Índia. São 71 pacientes contaminados, mais de 60% deles vacinados com duas doses. Sete morreram, todos com comorbidades
No Rio Grande do Sul, já foram confirmados cinco casos da variante Delta. Em outras 49 amostras de pacientes, a análise parcial apontou que houve contaminação pela cepa indiana, mas esses exames ainda precisam de confirmação da Fiocruz, no Rio de Janeiro.
“Nós temos identificado a rápida introdução da variante Delta e a sua rápida disseminação”, disse Richard Salvato, especialista em vigilância genômica. “Hoje a variante Delta já representa cerca de 10% das amostras sequenciadas aqui”, completou.
Também em Porto Alegre, o Hospital de Clinicas também enfrenta um surto do novo coronavírus, mas na área administrativa. Oito funcionários foram contaminados, todos já vacinados.
“Nenhuma delas está com quadro moderado a grave” relatou Fábio Dantas, chefe de medicina ocupacional da instituição. “Todas com quadro leve.”