Notícias

Lula condecora padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem da Justiça

Medalha homenageia pessoas que prestem serviços relevantes ao país, na área da Justiça e da Segurança Pública

Da Redação

Lula condecora padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem da Justiça
Lula ao lado do padre Júlio Lancellotti em maio de 2021
Divulgação/Ricardo Stuckert

O padre Júlio Lancellotti vai receber a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no grau de Grã-Cruz, pelas ações que promove em benefício da população em situação de rua e outros grupos minorizados. A condecoração ao líder religioso foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (29). 

A medalha homenageia pessoas que prestem serviços relevantes ao país, na área da Justiça e da Segurança pública. Além de presbítero, Julio Lancellotti, de 74 anos, é coordenador da Pastoral do Povo da Rua de São Paulo e pedagogo. 

“Feliz que o presidente Lula acolheu a nossa proposta. Agora vamos organizar a solenidade para homenagear o trabalho social do Padre Júlio Lancellotti”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, na plataforma X (antigo Twitter). O presidente Lula comentou a publicação e disse que a homenagem ao padre Júlio Lancellotti é justa. 

Padre Júlio Lancellotti recebeu ameaças no último final de semana, quando foi deixado na porta da Paróquia São Miguel Arcanjo, na zona leste de São Paulo. No bilhete ao religioso, havia frases como: “defensor dos direitos dos bandidos”, “petista vagabundo”, “seu dia de reinado aqui vai acabar". O conteúdo do texto foi compartilhado pelo padre nas redes sociais. 

O autor já foi identificado e confessou ter deixado o bilhete na porta da Igreja São Miguel Arcanjo, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. O ministro Flávio Dino disse que a responsabilidade pela investigação cabe ao governo estadual, mas que, "de todo modo", deve "colher mais informações e estudar medidas cabíveis" para punir o homem que intimidou e atacou Lancellotti.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais