Lula se reúne com presidente eleito do Paraguai nesta sexta-feira em Brasília

Petista irá na posse de Santiago Peña, em Assunção, marcada para 15 de agosto. O presidente eleito do Paraguai é o convidado do Canal Livre deste domingo (30)

Da Redação

Lula se reúne com presidente eleito do Paraguai nesta sexta-feira em Brasília
Lula com Santiago Peña em Brasília durante reunião em maio deste ano
José Cruz/ Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, na tarde desta sexta-feira( 28), o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña. no Palácio da Alvorada, em Brasília. Esse será o segundo encontro com o futuro líder paraguaio desde a sua eleição, em abril. 

Durante o encontro, Lula e Santiago Peña deverão tratar importantes questões da agenda bilateral, a exemplo de Itaipu Binacional, da infraestrutura comum e da cooperação no combate a ilícitos transnacionais e em matéria de defesa. Deverão ser examinados também temas relacionados ao Mercosul e à integração sul-americana.

Lula já confirmou sua presença nas cerimônias de posse presidencial em Assunção, em 15 de agosto.

Na América Latina, o Paraguai abriga a maior comunidade brasileira residente no exterior, que alcança mais de 245 mil pessoas. O Brasil é o maior investidor estrangeiro direto no Paraguai (US$ 904 milhões), bem como o principal parceiro comercial do país vizinho. 

Em 2022, a corrente comercial entre os dois países alcançou valor recorde de US$ 7,15 bilhões – um incremento de 7,8% em relação ao ano anterior.

Santiago Peña no Canal Livre 

O presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, é o convidado do Canal Livre, da TV Band, deste domingo. O presidente e uma comitiva com ministros, visitou a sede do Grupo Bandeirantes, em São Paulo, na tarde da última terça-feira (25).

Na gravação do programa, o presidente falou, entre outras coisas, da importância do Mercosul e de oportunidades de parceiras comerciais com o Brasil. Mais temas de interesse dos dois países foram discutidos, como a Usina de Itaipu e o combate ao tráfico de drogas e de armas na fronteira.

No partido Colorado, Santiago Peña foi eleito presidente do Paraguai em abril desse ano; ele é formado em economia e ex-funcionário do Fundo Monetário Internacional. O presidente tomara posse 15 de agosto.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais