A atriz Neusa Maria Faro morreu aos 78 anos na noite desta sexta-feira (7). A informação foi confirmada pelo dramaturgo Pedro Leão e pela fotógrafa e produtora cultural Priscila Prade nas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada.
Nas redes sociais, Pedro Leão lamentou a morte da atriz. “Perdemos, infelizmente, a querida Neusa Maria Faro. Super atriz. Interessantíssima. Da melhor qualidade. Mulher de teatro. Querida amiga. Um beijo Neusa”, disse.
A produtora cultural Priscila Prade informou que a atriz saiu direto do palco para o hospital. “Tanto amor pelo teatro, tanta energia, tanta delicadeza na alma. Conheço Neuzinha há muitos anos, e sempre tivemos uma relação muito amorosa. A alegria dela quando estava com o Jô, e a alegria dela em estar em cena sempre me contagiou! Só tenho lembranças lindas dela. E agora uma saudade imensa! Tinha certeza que nos encontraríamos em breve! Atriz completa, gigante ! Ela era só amor, que sua viagem seja linda meu amor”, publicou.
O ator Ary Fontora também homenageou a atriz. “Que a sua luz continue a brilhar. Vá em paz, Neuza Maria Faro!Duas grandes perdas, Zé Celso. Agora você!”, escreveu.
Por meio de nota publicada em redes sociais, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo lamentou a morte da atriz.
“Entre seus diversos papéis, Neusa ficou marcada pelo seu clássico bordão ‘Oswaldo, não fale assim com a mamãe’, em Alma Gêmea, na Globo. Além de atuar também em Morde e Assopra, Amor à Vida e Êta Mundo Bom, fez parte de diversas obras em teatros como Gaslight – Uma Relação Tóxica e, no cinema, interpretou Maria, em O Segredo de Davi, diz a nota.
“A Secretaria Municipal de Cultura [externa] os mais profundos sentimentos para todos os familiares, amigos e fãs. Sua trajetória estará marcada para sempre em nossa cultura e história teatral”, escreveu a Secretaria de Cultura.
Carreira
Neusa Maria Ferreira Rosa, conhecida como Neusa Maria Faro, nasceu em 18 de fevereiro de 1945, em Sorocaba, no interior de São Paulo. Se formou em Arte Dramática pela Universidade de São Paulo, mas além de atuar, Neusa também era compositora, escritora, dubladora e pianista.
A estreia na televisão foi em 1974, quando atuou no teleteatro da TV Cultura, e, na sequência, no Telecurso, em 1975. Ela tem uma extensa carreira no teatro brasileiro, como nas peças A Noite das Mal Dormidas e Às Favas com os Escrúpulos, que foi dirigida por Jô Soares.
Neusa Maria Faro atuou na novela A Idade da Loba, do Grupo Bandeirantes, em Chiquititas, do SBT, mas ganhou destaque em Alma Gêmea, da TV Globo. Na mesma emissora, ainda atuou em novelas como Caras e Boras, Morde e Assopra, Amor à Vida e Êta Mundo Bom.