Notícias

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos

Imprensa britânica já alertava sobre os problemas de saúde da rainha Elizabeth, que passou os últimos dias na Escócia

Da redação

Morreu a rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (8). A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, casa oficial da monarca, que passou os últimos dias na Escócia, no Palácio de Balmoral. Com a morte da monarca, o príncipe de Gales, Charles, de 73 anos, filho mais velho dela, imediatamente, assume a Coroa britânica e recebe o título de rei Charles III.

A causa da morte ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde.

Segundo as redes oficiais da família real, a rainha morreu “pacificamente” em Balmoral nesta tarde. O comunicado informa que o rei Charles permanecem no palácio escocês esta noite. O retorno a Londres será amanhã.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", pontuou a família real. 

Charles se manifestou sobre a morte da mãe. Em nota publicada nos canais oficiais da família real, o novo monarca do Reino Unido disse estar num momento de grande tristeza para ele e toda a família. “A morte da minha amada Mãe, Sua Majestade a Rainha, é um momento de grande tristeza para mim e para todos os membros da minha família”, desabafou o rei. 

Médicos estavam preocupados

Nesta manhã, Palácio de Buckingham informou que os médicos da rainha estavam preocupados e que recomendaram supervisão médica à majestade. O texto ainda diz que ela estava confortável na Escócia.

“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha continua confortável e em Balmoral”, dizia o comunicado de Buckingham.

Elizabeth II deixa quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, oito netos e onze bisnetos.

Reinado mais longo da monarquia britânica

A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.

A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.

Linha de sucessão

Com o falecimento da rainha, Charles, 73, filho mais velho de Elizabeth II e do príncipe Philip, deixa o título de príncipe de Gales e passa a ser rei Charles. Ele herda todas as funções da mãe no Reino Unido e de mais 15 países da Commonwealth.

O primogênito da rainha ascende ao trono ao lado da segunda esposa dele, a duquesa Camilla Shand, de Cornualha, de 75 anos.

O príncipe William, de 40 anos, filho mais velho do rei Charles com a princesa Diana, morta em 1997, torna-se, a partir de agora, o primeiro na linha de sucessão da Coroa.

O príncipe George, filho de William e Kate Middleton, de apenas nove anos, é o segundo na fila.

O príncipe Harry, que completa 38 anos no próximo dia 15, caçula de Charles e Lady Di, está em quinto lugar na ordem para assumir o trono. Confira a lista:

  • Príncipe William;
  • Príncipe George;
  • Princesa Charlotte, de sete anos, filha de William e Kate Middleton;
  • Príncipe Louis, de quatro anos, filho de William e Kate Middleton;
  • Príncipe Harry;
  • Archie, de três anos, filho de Harry e Meghan Markle;
  • Lilibet, de um ano, filha de Harry e Meghan Markle.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais