Notícias

Morre Heloisa Bellotto, arquivista, historiadora e mãe de músico dos Titãs

Pesquisadora era uma referência em arquiviologia e assessorou projetos de organização arquivística em todo o país

Da redação

Heloisa Liberalli Belloto era referência em
Heloisa Liberalli Belloto era referência em
Reprodução/Instagram

A pesquisadora, historiadora e arquivista Heloísa Bellotto morreu nesta quinta-feira (2), em São Paulo. Licenciada e doutora em História (USP), bacharel em Biblioteconomia (FESP) e especialista em Arquivística (Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha), Bellotto foi autora de diversos livros e artigos nas áreas de História e de Arquivologia e assessorou projetos de organização arquivística em todo o país. Ela era mãe do músico Tony Bellotto, da banda de rock Titãs, além de Nina e João Belloto.

Em nota, o Arquivo Nacional manifestou o mais profundo pesar pelo falecimento da Prof. Dra. Heloísa Liberalli Bellotto. “Arquivista e Historiadora brasileira, Heloísa Belloto se dedicou, desde 1977, à pesquisa sobre os Arquivos Históricos, à Diplomática, à Organização e às Tipologias Documentais, que combina com a investigação da História do Brasil Colonial”.

"Foi professora e pesquisadora da USP, do curso de História da UNESP ,dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da Unirio (Rio de Janeiro) e da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Bellotto também lecionou na Maestría Bienal en Gestión de Documentos y Administración de Archivos da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha).

No Arquivo Nacional, Heloísa Bellotto foi do Conselho Editorial da Revista Acervo da instituição e em 1996 recebeu Medalha de Honra ao Mérito Arquivístico. A arquivista e historiadora também foi membro da Comissão Técnica de Paleografia e Diplomática do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq).

Reconhecida como referência para a Arquivologia brasileira, Bellotto ficará na memória de todos estudantes e profissionais que se dedicam a essa área."

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais