Notícias

MP pede que assassino de tesoureiro do PT vá para presídio federal

Órgão diz que houve "omissão e descaso do Poder Público" ao conceder prisão domiciliar ao atirador

Da redação

Jorge Guaranho matou a tiros tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu
Jorge Guaranho matou a tiros tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu
Reprodução

O Ministério Público do Paraná enviou à Justiça um pedido para que Jorge José da Rocha Guaranho seja transferido para o Complexo Penitenciário Federal, sendo o regime domiciliar a última opção a ser considerada. Guaranho matou a tiros o tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Aloizio de Arruda, durante uma festa no dia 09 de julho.

O MP-PR diz que “diante da incapacidade do Estado do Paraná em cumprir com seus deveres constitucionais, requer o Ministério Público seja requisitado, com urgência, vaga junto ao Departamento Penitenciário Federal para recebimento do preso.”

O órgão pede que, na impossibilidade de conseguir uma vaga até esta quinta-feira (11) no próprio Estado do Paraná, seja requisitado junto a outros Estados da Federação um local disponível para transferir Guaranho.

O Ministério Público ressaltou ainda ser “lamentável que, no exato dia em que se completa um mês da morte de Marcelo Arruda, todos tenhamos que assistir atônitos, por absoluta omissão e descaso do Estado do Paraná, a provável liberação, pela porta da frente do hospital, de seu algoz”.

“Assim, alternativa outra não resta ao Ministério Público senão insistir na implantação do requerido junto ao Complexo Penitenciário Federal, na forma como já decidido por este Juízo”, complementou na manifestação o MP-PR.

Na última quarta-feira (10), o Tribunal de Justiça do Paraná determinou a prisão domiciliar do agente penal Jorge Guaranho, que matou a tiros o tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu, Marcelo Aloizio de Arruda. O atirador passou mais de um mês internado após também ser baleado no dia do crime.

Segundo o magistrado, a medida ocorre porque o Departamento de Polícia Penal do Paraná informou que não teria estrutura para garantir a segurança de Guaranho. Pela decisão, o réu teria que usar tornozeleira eletrônica pelo prazo inicial de 90 dias. Além disso, ele só poderia sair de casa se houvesse necessidade de atendimento médico.

Entenda o caso

Guaranho invadiu a festa de Arruda gritando o nome do presidente Bolsonaro e voltou ao local após uma discussão entre os dois e atirou duas vezes em Arruda. O guarda municipal reagiu e baleou o invasor. 

Marcelo Arruda comemorava seu aniversário de 50 anos e decorou a festa com tema do PT. Imagens do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faziam parte da decoração. Arruda também usava uma camiseta com uma foto de Lula. Ele era tesoureiro do PT em Foz do Iguaçu e em 2020 disputou as eleições municipais como candidato a vice-prefeito.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais