Notícias

"Não há risco para quem tomou vacina de lotes suspensos", afirma infectologista

Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações acredita que em breve lotes devem ser liberados

Da Redação

O infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, disse em entrevista à BandNews TV, que não há risco para quem tomou doses dos lotes da CoronaVac suspensos pela Anvisa.

No último sábado (4), foi interrompida a distribuição de 25 lotes do imunizante produzido na China, mas que haviam sido envazados em um laboratório não certificado pela Anvisa.

“Quando a Anvisa concede a licença de uso, ela avalia todo o processo de fabricação, as pesquisas clínicas e boas práticas. Desde o começo do desenvolvimento até a embalagem final. Ela visita esses laboratórios atestando a qualidade”, explicou Kfouri. Esse processo ocorreu com a Pfizer, a AstraZeneca, a CoronaVac e qualquer outra vacina.

Segundo ele, o que aconteceu é que o último lote que veio para o Brasil foi embalado depois de pronta, por um outro laboratório, que não havia sido inspecionado pela Anvisa. O laboratório será avaliado pela agência brasileira e, assim que for atestada a qualidade do local, as vacinas podem ser liberadas para uso. 

O infectologista garantiu a segurança da vacina e afirmou que as pessoas vacinadas com o lote não precisam temer nenhum problema. “Não há motivo para preocupação. Há uma certeza de que em breve a autorização para esse lote será dada”.

“Minha grande preocupação é interromper o processo de vacinação. Temos que liberar logo esse lote, para que não percamos mais tempo na vacinação”, concluiu Kfouri.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais