Duas sondas da Nasa, uma que orbita e outra que está em solo de Marte, detectaram o impacto de um grande meteorito no “planeta vermelho”. Segundo a agência americana, em publicação nesta sexta-feira (28), o resultado foi confirmado no início do ano.
De acordo com a Nasa, a sonda InSight, que opera em solo marciano, “ouviu” os sinais sísmicos devido ao impacto. A espaçonave que orbita o planeta, por outro lado, capturou imagens da cratera provocada pelo meteorito de 5 a 12 metros, pequeno suficiente para se desintegrar na atmosfera da Terra, caso a ocorrência fosse aqui.
A cratera tem aproximadamente 150 metros de diâmetro e 21 metros de profundidade. A Nasa avalia que parte do material ejetado pelo impacto, inclusive gelo, voou até 37 km de distância.
“É sem precedentes encontrar um novo impacto desse tamanho”, disse Ingrid Daubar, líder do Grupo de Trabalho de Ciência do Impacto da InSight. “É um momento emocionante na história geológica, e temos que testemunhar isso”, concluiu.
Apesar da diminuição drástica do poder da sonda InSight devido ao acúmulo de poeira nos painéis solares, o equipamento conseguiu gravar os sons produzidos pelo tremor causado no solo marciano com o impacto do meteorito. Ouça abaixo!