Notícias

Nasa lança missão para teste de defesa da Terra contra asteroides

DART vai colidir para desviar rota de Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro e está a 11 milhões de quilômetros

Da redação, com BandNews TV

A NASA, Agência Espacial Americana, iniciou na madrugada desta quarta-feira (24) um teste de um sistema de defesa do planeta contra possíveis impactos de asteroides que possam estar em rota de colisão com a Terra.

A missão, batizada de DART (dardo, na tradução do inglês, e sigla para Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo), foi lançada com sucesso de uma base na Califórnia (EUA) acoplada ao foguete Falcon 9, da SpaceX, do bilionário Elon Musk, às 3h21 (de Brasília). 

Uma animação da NASA mostra como vai ser o impacto da sonda, pouco menor que um automóvel, com o asteroide - que não representa ameaça para a Terra. A ideia da DART é desviar a rota de Dimorphos, que tem 160 metros de diâmetro e está localizado a 11 milhões de quilômetros da Terra orbitando outro asteroide maior, o asteroide Didymos. 

A colisão do foguete com o asteroide deve ocorrer entre setembro e outubro. Segundo a agência espacial americana, o impacto deverá ser tão intenso que vai criar a primeira chuva de meteoros provocada pelo homem.

Entre futuros desafios da NASA, está a tentativa de desviar o asteroide Bennu que, segundo os cientistas, teria uma pequena chance de atingir nosso planeta no ano de 2300.

O projeto é estimado em R$ 1,4 bilhão.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais