Nova York declara estado de emergência devido às chuvas e enchentes na região

Cidades de Nova York, Long Island e Hudson Valley passam por tempestades intensas; serviço de metrô e vias expressas foram fechadas

Por Luiza Lemos

Nova York declara estado de emergência devido às chuvas e enchentes na região
Tempestade causou alagamentos e inundação em Nova York
REUTERS/Brendan McDermid

Nova York entrou em estado de emergência nesta sexta-feira (29) devido às chuvas intensas que atingem a região da cidade, Long Island e Hudson Valley desde o fim de quinta (28). A governadora do estado Kathy Hochul emitiu um comunicado pedindo para os moradores não saírem de casa por causa da inundação. 

“Por favor, tome medidas para se manter seguro e lembre-se de nunca tentar viajar em estradas inundadas”, escreveu a governadora no X, antigo Twitter. A prefeitura de Nova York emitiu um alerta afirmando que a região pode passar por inundações. “É provável que ocorram inundações repentinas significativas. Evite viagens. Mova-se para um terreno mais alto”, diz o alerta. 

Até o começo da manhã, choveu quase 70 mm de chuva e é previsto cair mais 65 mm por hora  até o fim o dia, o que pode causar inundações em estradas e outras vidas do estado. O serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos afirmou que riachos podem inundar entre sexta e sábado (30). 

Chuvas intensas atingem Nova York 
Reprodução/Beatriz Lopes

As chuvas intensas são causadas pelo fim da tempestade tropical Ophelia, que atingiu de Washington, capital dos Estados Unidos, até Nova York e Virgínia. Todo o sistema de ônibus, trens e metrô foi afetado, com linhas paralisadas e estações inundadas. Beatriz Lopes, brasileira que trabalha em Manhattan, conta que a chuva está intensa e perigosa. “Não estava nem na previsão, a chuva pegou todos de surpresa, continuou muito hoje e de manhã estava impossível de sair. Os trens estão atrasados e muitos pontos de alagamento”, conta. 

Ela diz que o gerente dela, filipino que mora em Nova York há cinco anos, nunca viu uma chuva do tipo. “Estranhamos porque até recebemos alertas no celular, está uma chuva tremenda”, conta. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais