Nova York entrou em estado de emergência nesta sexta-feira (29) devido às chuvas intensas que atingem a região da cidade, Long Island e Hudson Valley desde o fim de quinta (28). A governadora do estado Kathy Hochul emitiu um comunicado pedindo para os moradores não saírem de casa por causa da inundação.
“Por favor, tome medidas para se manter seguro e lembre-se de nunca tentar viajar em estradas inundadas”, escreveu a governadora no X, antigo Twitter. A prefeitura de Nova York emitiu um alerta afirmando que a região pode passar por inundações. “É provável que ocorram inundações repentinas significativas. Evite viagens. Mova-se para um terreno mais alto”, diz o alerta.
Até o começo da manhã, choveu quase 70 mm de chuva e é previsto cair mais 65 mm por hora até o fim o dia, o que pode causar inundações em estradas e outras vidas do estado. O serviço nacional de meteorologia dos Estados Unidos afirmou que riachos podem inundar entre sexta e sábado (30).
As chuvas intensas são causadas pelo fim da tempestade tropical Ophelia, que atingiu de Washington, capital dos Estados Unidos, até Nova York e Virgínia. Todo o sistema de ônibus, trens e metrô foi afetado, com linhas paralisadas e estações inundadas. Beatriz Lopes, brasileira que trabalha em Manhattan, conta que a chuva está intensa e perigosa. “Não estava nem na previsão, a chuva pegou todos de surpresa, continuou muito hoje e de manhã estava impossível de sair. Os trens estão atrasados e muitos pontos de alagamento”, conta.
Ela diz que o gerente dela, filipino que mora em Nova York há cinco anos, nunca viu uma chuva do tipo. “Estranhamos porque até recebemos alertas no celular, está uma chuva tremenda”, conta.