Novas imagens do telescópio James Webb mostram explosão de estrela há 340 anos

A supernova Cas A pode ajudar os astrônomos em busca de novas descobertas pelo espaço

Da redação

Novas imagens do telescópio James Webb mostram explosão de estrela há 340 anos
James Webb Supernova Cas A
Divulgação/Nasa

A Nasa divulgou novas imagens do Telescópio Espacial James Webb nesta sexta-feira (7). O telescópio conseguiu captar a remanescente de uma supernova, chamada Cassiopeia A. O registro mostra uma explosão de 340 anos atrás.

A supernova, também chamada pela Nasa de Cas A, é o remanescente mais jovem já visto em nossa galáxia, oportunidade o qual a agência espacial tem para aprender mais sobre o fenômeno.

“Cas A representa nossa melhor oportunidade de observar o campo de detritos de uma estrela que explodiu e fazer uma espécie de autópsia estelar para entender que tipo de estrela estava lá antes e como essa estrela explodiu”, informou Danny Milisavljevic, principal investigador do programa Webb.

Poeira cósmica

Algumas questões científicas que ainda não foram respondidas, podem ter caminhos para novas descobertas através das recentes imagens da supernova Cas A. Entre elas, está a questão: De onde vem a poeira cósmica? 

A Nasa informou que é muito difícil explicar a origem dessa poeira, mas que as supernovas podem ser o caminho para tal, devido ao fenômeno expelir grandes quantidades pelo espaço. Mesmo não conseguindo explicar conclusivamente, os astrônomos esperam obter um conhecimento mais amplo desta questão através dos estudos da Cas A.

“Na Cas A, podemos resolver regiões do espaço com diferentes composições de gás e observar que tipos de poeira se formaram nessas regiões”, explicou Tea Temim, co-investigador do programa.

O que é uma Supernova?

Uma supernova é quando uma estrela chega ao fim da vida e causa uma explosão massiva e brilhante. Segundo a Nasa, o fenômeno é a maior explosão que acontece no espaço.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais