Notícias

Novo programa social do governo federal deve começar a valer em novembro, diz ministro

João Roma falou com exclusividade ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, na manhã desta quinta-feira (15)

Rádio Bandeirantes

O novo programa social do governo federal deve começar a valer em novembro. Foi o que adiantou em entrevista à Rádio Bandeirantes, no Jornal Gente, o ministro da Cidadania. Segundo João Roma, o benefício irá além do bolsa família, que será reformulado.

“Bolsa Família teve início no segundo semestre de 2003 juntando o Bolsa Escola, Vale Gás e outras políticas sociais. O que pretendemos fazer agora? Agregar outras políticas e outras ferramentas do estado brasileiro para que o programa social passa a ser não apenas uma rede de proteção para população em situação de vulnerabilidade, como disponibilize para essa população vários mecanismos para que ela possa avançar na sua qualidade de vida”, disse. 

O ministro João Roma diz que haverá meios para evitar que os beneficiários fiquem pendurados no programa social. A ideia é estabelecer incentivos para que as pessoas desenvolvam ou aprimorem qualidades profissionais, e não deixem de procurar emprego.

“Capacitação e o estimulo também para empregabilidade como ocorreu no caso do BPC (Benefício de Prestação Continuada). A quantidade muito grande de pessoas vinculadas a esse benefício e muitas vezes elas evitavam um novo posto de trabalho com receio de perder o benefício do governo. O que conseguimos é a modificação e o avanço legal no BPC é que essas pessoas que conseguirem uma oportunidade de trabalho não perderão o benefício e terão um incentivo do estado para que consiga galgar novos degraus dentro da sua estrutura”, disse. 

O programa passa por ajustes finais e deve ser apresentado já no mês que vem.

Tópicos relacionados

  • Política
  • Brasil

Mais notícias

Carregar mais